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  • Alexandre Marzullo

EDITORIAL

Atualizado: Mai 31

Uma Canção é uma revista online sobre a canção brasileira contemporânea, mas também atenta para a história da nossa canção em geral. Sua periodicidade será semestral. O título do periódico é uma homenagem à obra do compositor Ronaldo Bastos que, certa feita, em parceria com Lô Borges, fez uma canção intitulada, justamente dessa maneira: Uma Canção.


Esta revista nasceu de longas conversas entre Alexandre Marzullo e Marcos Lacerda. O primeiro, músico, escritor e crítico musical. O segundo, sociólogo e também ligado à crítica e ao ensaio cultural. Em todas elas um tema sempre se destacava: o interesse em contribuir com a mediação crítica na canção contemporânea.


Contribuir, aliás, é a palavra correta. Há uma série de trabalhos de mediação crítica em canção contemporâneas, seja na imprensa convencional, seja nas redes alternativas. Ao mesmo tempo em que a produção crítica sobre a canção brasileira em geral segue com força e alto nível de criação.


A revista se divide em uma série de seções, que envolvem ensaio, resenhas, produção crítica, produção cultural, memória e assim por diante. Nesta primeira edição teremos como capa e homenageada Juçara Marçal. Trata-se de uma das nossas mais expressivas cantoras e artistas da canção. Nas resenhas, temos como destaque os álbuns de Céu, Rogério Skylab, Cecilia Beraba, Luís Capucho, Júnior Almeida, Paquito, Déa Trancoso, Juliano Holanda.


Entre os "clássicos contemporâneos", uma parte da revista voltada para análise de álbuns que podem ser considerados "clássicos" entre os contemporâneos, destacamos dois álbuns: Fábrica do poema de Adriana Calcanhotto e Religar de Léo Cavalcanti. Na produção crítica, o livro "O alcance da canção", organizado por Luís Augusto Fischer e Guto Leite. Na produção cultural, uma entrevista com Paulo Almeida. E não para por aí. Nos ensaios temos o texto "O sol na poética de Ronaldo Bastos", sobre o grande compositor, autor de clássicos da MPB, que também está presente na seção que coloca no centro da crítica os nossos compositores, especialmente os letristas. E também o ensaio experimental "Uma Canção", a partir de uma leitura sintética da letra, conjugando seus versos com apropriações poéticas extraídas de uma passagem crítica de Antonio Cicero.


Voltando aos contemporâneos, teremos também uma série com perfis ensaísticos e biográficos sobre os artistas mais interessantes do nosso tempo. Serão vários textos apresentando aspectos da vida e da obra de cada um deles. O primeiro será sobre Negro Léo, maranhense, criado no Rio e hoje em São Paulo, que vem construindo uma estética própria, entre a experimentação de sons sem forma definida e a canção como definição da forma.


No trabalho mais voltado à pesquisa, ao material de acervo e da memória, destacamos o site "Discos do Brasil", de Maria Luiza Kfouri. Acervo muito bem organizado, uma espécie de tesouro para quem se interessa em analisar a história da nossa canção. História, aliás, presente na parte da revista que apresenta perfis biográficos de grandes nomes da "Época de ouro". Nesta edição, nossa homenagem vai para Dalva de Oliveira.


Finalmente, ao final dessa primeira edição, recomendamos discos, livros e canções. Acreditamos na reflexão crítica, e na canção brasileira. Tudo é semente.




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