Buscar
  • Alexandre Marzullo

Blog Uma Canção #01 / 10 - Philippe Meyohas - Em Claustro, Em Tormenta

No Blog Uma Canção #01, seção móvel da revista, recebemos o mais novo lançamento do compositor e instrumentista erudito Philippe Meyohas: o álbum "Em Claustro, Em Tormenta". Com três composições para piano, marimba, vibrafone e sons eletrônicos (executados por Nariá Assis, Márcio Gomes e Fausto Maniçoba, respectivamente, além do próprio compositor), o EP foi lançado pelo prestigiado A Casa Discos, selo fundado pelo saudoso compositor Sergio Roberto de Oliveira.


Nas palavras de Meyohas, constantes do release do álbum, Em Claustro, Em Tormenta “...É vagamente baseado no que presenciei e vivenciei durante os últimos dias da minha mãe, e procura representar, em forma de música, o desenrolar do horror e da desgraça que foi seu derradeiro episódio psicótico. Em última instância, busca sensibilizar aqueles que não dimensionam as penas passadas pelas vítimas da esquizofrenia”.


De tal maneira, as três composições instrumentais, elaboradas a partir do amplo vocabulário da música clássica contemporânea (isto é, sintetizando recursos e técnicas oriundas das mais variadas correntes modernistas e pós-modernistas do século passado, do dodecafonismo à música ambiente) estabelecem camas sonoras contínuas e retraídas aos motivos rítmicos e às frases melódicas, fragmentárias, das composições.


Mais do que um sentido de forma, Meyohas trabalha principalmente com a continuidade dos timbres - como quem observa a perpetuidade expressiva dos sintomas, em sua variegada pluralidade de modos de ser [Buleria; Moteto; Rojão]. As ambiências fechadas, ensombrecidas, pouco a pouco centram o ouvinte em uma espécie de retábulo sonoro; a banalidade das cadências decrescentes, o respiro por dignidade dos graves pianísticos, sem falar na angústia absorvente... tudo passa a informar o ouvinte a respeito de um drama muito detido e particular, narrado nota a nota, pausa a pausa. E no entanto, não é sem beleza: é com excelente poesia. Bravíssimo.


Ouça Em Clausto, Em Tormenta: https://open.spotify.com/album/2MkkvUVcZYRZtUNUGNiTFG?si=Rs6-oJhET9K4bxFPqQ_crQ&dl_branch=1




24 visualizações0 comentário