Buscar
  • Alexandre Marzullo

Blog Uma Canção #01 / 07 - Juçara Marçal - Crash

No Blog Uma Canção #01, seção móvel da revista, trazemos o single novo de Juçara Marçal ( @jucaramarcal ) artista a quem dedicamos a matéria de capa de nossa primeira edição. Lançado pela artista no último dia 2 de setembro, "Crash" é uma canção de ira, uma epopeia urbana na terra devastada do contemporâneo. Produzido por Kiko Dinucci, nas palavras da própria Juçara, trata-se de"um grito de vingança (...) o poder da raiva com astúcia".


A canção inicia-se de forma quase metalinguística, com camadas sonoras (samples e sintetizadores) que se entrelaçam na estranheza de seus timbres. São cerca de vinte segundos estratégicos, de pura diferença, preludiando a voz de Juçara. Quando a cantora finalmente surge, junto com a poderosa base definitiva da canção, um sentido furioso se imprime sobre a "cacofonia, os destroços, as lascas e os restos" que constituem o universo musical da obra (citando seu próprio release).


Os versos de Crash, ferozes, são desfiados com maestria por Juçara. A autoria é do rapper Ogi, que descreve a fúria de uma instância-limite: o momento fundamental onde um "matar ou morrer" (ou um "viver ou morrer") se impõe sobre o sujeito. Portanto, é uma narrativa de revolução, justamente por esse ponto de não-retorno atingido; mais precisamente, por reconhecer que uma conciliação será impossível: "Eu faço tudo para não entrar numa guerra / Mas, se entrar, não vou parar de guerrear / Ninguém mandou você vir me aperrear / Eu vou te madeirar". O impacto de Crash, então, é mais do que necessário: urge. E a voz de Juçara, mais uma vez, guia.


https://open.spotify.com/album/2CQLHRDMuRX1OOg7tpJhmt




0 visualização0 comentário