Buscar
  • Alexandre Marzullo

Blog Uma Canção #01 / 06 - André Bedurê & Lô Borges: Tremor Essencial

Atualizado: Set 10

No Blog Uma Canção #01, seção móvel da revista, recebemos o single de estreia de André Bedurê, lançado no último dia 03/09, antecipando seu disco "Inquietudes Crônicas". Trata-se de "Tremor Essencial", faixa que conta com a participação de Lô Borges.


A letra, de forte matiz existencial, diz logo a que veio. Em versos longos, reflete sobre as contraditoriedades do indivíduo que, em última instância, são suas fontes dinâmicas. O canto de Bedurê, próximo da fala, contribui para a bucólica atmosfera da faixa; é uma canção doce, personalíssima.


O autor da letra é Roberto Sampaio, irmão de Bedurê, que escreveu a pedido deste. O ponto de partida está no título: tremor essencial é o nome de um distúrbio do sistema nervoso, que pode causar tremores em algumas partes do corpo; Bedurê manifesta esta condição.


Ao receber a letra, Bedurê pôs-se a tecer, com grande segurança, amplas tapeçarias sonoras, utilizando violões, órgãos e demais instrumentos. O resultado, constante e vigoroso, é reverente ao caldeirão musical do Clube da Esquina, perene fonte de inspiração para Bedurê, ao longo de suas quatro décadas de sua carreira.


Finalmente, a presença do soberano Lô Borges na faixa materializa o vínculo com o Clube da Esquina (ressaltado ainda pelo lançamento ocorrer pelo selo Dubas Música, de ronaldo Bastos). Com Lô Borges, sempre na justa medida, a canção ganha semblante de lenda. E nos remete ao que é o papel de todo objeto estético: essencialmente, tremer.


assista ao clipe: https://www.youtube.com/watch?v=DZpxU7d3UAY




39 visualizações0 comentário